ALENCASTRE, Fr. Rodrigo de.-
Interessante sermão seiscentista sobre a natividade.
ALMEIDA, Fr. Cristóvão d'.-
SERMAM / DA / DOMIGA SEXTA / DA QVARESMA, / AS MAGESTADES REAES / EM A SUA REAL CAPELLA.-
Estes sermões seiscentistas são hoje raros e apreciados. Pagina de rosto adornada com vinheta xilografica. Alguma acidez e manchas antigas nas margens superiores.
ALMEIDA, Fr. Cristóvão de
Este sermão seiscentista do Bispo de Martyria, vem com todas as folhas de texto enquadradas por uma tarja tipográfica.
BRANDÃO, Fr. Mateus da Assumpção
Este sermão de Acção de Graças pelo regresso da comunidade de beneditinos ao Convento de S. Bento da Saúde, depois de terem estado largos anos no Mosteiro de São Martinho de Tibães, está recheado de notas históricas cheias de interesse.
CONCEIÇÃO, Fr. Manuel da
Estes sermões seiscentistas são hoje raros e apreciados, este é de evidente interesse olisiponense. A página de rosto vem adfpornada com uma bonita tarja tipográfica.
CONCEIÇÃO, Pe. Alvaro da
Sermão seiscentista de interesse olisiponense.
CRUZ, Fr. Francisco da
É muito invulgar este sermão seiscentista dedicado á Rainha de Inglaterra D. Catarina de Bragança.
FERREIRA, Fr. Antonio das Onze Mil Virgens.-
São muito raros e apreciados os Sermões prégados no Convento dos Cardaes. Tem ainda o interesse de conter curiosas referências biográficas sobre São Francisco de Assis.
LEITÃO, Fr. Alvaro.-
Estes sermões seiscentistas são hoje raros e apreciados. Com evidente interesse olisiponense.
LISBOA, Fr. José da Conceição
Sermão setecentista
MACHADO, Fr. José
Sermão dos Sanctos Inocentes prégado em 28 de Dezembro de 1831 na Real Capella de Queluz
Sermão de pendor Miguelista. O autor foi um notável orador tendo publicado algumas obras políticas. Segundo Inocêncio (IV, 429) este sermão teve uma tiragem de apenas 425 exemplares.
MALAQUIAS, Fr. José
Segundo Inocêncio (IV, 430) que viu poucos exemplares deste sermão, " na extensissima dedicatoria relata o auctor todo o processo das controversias a que déra logar desde o principio a opinião pia (convertida hoje em dogma pela definição da Sancta Sé), de ter sido a senhora preservada em sua conceição do contagio da culpa original. Ahi se mostra erudito sabedor da theologia escholastica, e da historia ecclessiastica. Este sermão occasionou fortissimas impugnações contra o seu auctor por parte dos defensores da eschola contraria, isto é, dos Escotistas, que no ponto da definibilidade do mysterio seguiam, como se sabe, doutrina inteiramente opposta á de Santo Thomás."